A praia da Armação do Pântano do Sul está localizada na costa sudeste da Ilha de Santa Catarina, entre o Morro das Pedras, na porção norte e a Ilha das Campanhas, na porção Sul; formando uma enseada de aproximadamente 3.500 metros.
Em 2010, a praia da Armação do Pântano do Sul sofreu um intenso processo erosivo, provocado pela ocorrência de uma ressaca que acabou por extinguir grande parte da faixa praial, atingindo também algumas residências.
Diante desse cenário, a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) decretou estado de emergência e iniciou obra emergencial de proteção. Na primeira fase de intervenção, em caráter emergencial, foi construído um enrocamento ao longo da área afetada pela ação erosiva das ondas do mar e posteriormente, numa segunda fase, a urbanização sob o enrocamento.
Nessa ocasião a PMF assumiu o compromisso de regularizar estas obras e de solucionar o problema de erosão marinha na praia da Armação do Pântano do Sul, por meio dos procedimentos legais do licenciamento ambiental e da realização do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
Em 2015 foi lançada Concorrência Pública para a elaboração dos Estudos Ambientais e Projeto Executivo relativo à recuperação da Praia da Armação do Pântano do Sul, na qual a MPB Engenharia foi vencedora. Deste modo, o trabalho tem como objetivo estudar os processos hidrodinâmicos e morfológicos que atuam na praia da Armação e gerar informações que subsidiarão a definição de alternativas tecnológicas para a estabilização, ampliação e defesa da praia da Armação.
Edital Concorrência Pública
Termo de referência