No último dia 08/08, terça-feira, aconteceu na praia da Armação do Pântano do Sul a primeira atividade de mobilização social do Estudo de Impacto Ambiental e Projeto para a Recuperação da praia da Armação do Pântano do Sul.
Cerca de 60 pessoas participaram da Reunião Inaugural do Projeto, que aconteceu no Auditório da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, a partir das 19 horas. Estiveram presentes na reunião representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis (propositora do Projeto), da empresa de Consultoria Ambiental – MPB Engenharia – e lideranças comunitárias, presidentes das associações de moradores e representantes da comunidade do Distrito do Pântano do Sul.
A reunião atingiu seus objetivos, reunindo a comunidade do Distrito do Pântano do Sul para apresentação do plano de trabalho e das atividades já em desenvolvimento referentes ao Estudo Ambiental e Projeto de Recuperação da praia da Armação.
Na abertura do evento, conduzida pelo Eng. José Olympio Muricy (MPB), foi apresentada a empresa consultora, explicando sobre o processo licitatório, no qual a MPB Engenharia foi vencedora para elaboração do estudo e projeto referente à recuperação da praia da Armação.
Em seguida, a pedagoga Caroline Machado Costa, representante da MPB Engenharia, abordou o objetivo da Reunião Inaugural, a pauta da apresentação e ressaltou a relevância da participação da comunidade e dos diversos segmentos representativos da sociedade nas reuniões de Diagnóstico Participativo para a discussão e construção das alternativas de recuperação da praia.
Na sequência, a Engenheira Marília Machado iniciou a apresentação de slides recapitulando os eventos de erosão na praia da Armação. Explanou sobre o processo de licenciamento ambiental, sobre a estrutura do Estudo de Impacto Ambiental e sobre os estudos que estão em andamento. Finalizando a reunião, a pedagoga Caroline Costa apresentou o planejamento dos estudos socioeconômicos e o plano de ações de mobilização social.
Deixou-se um espaço livre para quem quisesse se manifestar. Os apontamentos feitos podem ser visualizados na Ata da Reunião, disponível no no link clicando aqui. Ainda, foi fixado um cartaz no local para que os partícipes deixassem sua opinião sobre a seguinte questão: “Na sua opinião qual a importância dos estudos ambientais para embasar a definição do projeto para a praia da Armação? ” Os tópicos abordados estão discriminados na Ata.
Após as sugestões e esclarecimento de dúvidas, o Superintendente de Habitação e Saneamento da Prefeitura Municipal de Florianópolis – Eng. Lucas Arruda procedeu ao encerramento da reunião, agradecendo a participação da comunidade e destacando que o este estudo terá mais participação popular do que o regramento tradicional exige. Ressaltou que a comunidade terá a oportunidade de colocar suas opiniões e que o objetivo é que o projeto final atenda a comunidade como um todo, advertindo que quanto mais simples for o projeto mais fácil de conseguir recurso para execução. Encerrou fazendo o convite para que a comunidade participe dos demais eventos que serão divulgados da mesma forma.